domingo, setembro 25, 2005


Steve McCurry
Loikaw, Burma 1995

DA AMIGA
"alguma inquietação nestes raros encontros. a sua fuga das minhas palavras. centro: dor e morte, exaspera-me um pouco, refugia-se logo num caudal de histórias de colegas doentes, alunos promissores, de tias e sobrinhas, duma criança vizinha...

se nos víssemos com mais frequência, talvez conseguisse sacudir esta compressão que sinto ao falar... tenho medo de a magoar. Sei-lhe a fragilidade. Tenho que manter uma atenção extrema, usar outro alfabeto, que não o do meu teatrinho quotidiano. Esforço-me por não usar expressões obscenas, não usar a brusquidão habitual, quando me apetece acabar uma conversa e ficar sozinho...

é a pessoa por quem senti, talvez sinta ainda, algo de genuíno e profundo, uma comunhão sincera, nesta caminhada ácida que é a minha vida.

mas estou mais degradado. receio que a impaciência transborde e magoe quem tanto gosta de mim... por outro lado, tão viciado nas minhas feridas abertas, ciosamente abertas por uma lucidez que as mantém infectadas e me fazem estar quase sempre sozinho, temo que a emoção e o calor que sinto perto dela me paralisam num quase imobilidade de animal espancado...

e o medo de rebentar numa crise de choro, perto dela...

(...) e eu digo que tenho os meus momentos felizes, os meus prazeres. os livros. a música. o cinema. longos passeios solitários perto do mar. que isso me basta... que o contacto com as pessoas, em geral, me causa uma mal disfarçada aversão...

e separámo-nos com a tristeza de sempre... ambos sabemos que o próximo encontro será muito tempo depois...

ANTÓNIO MAGA

NE: Mais outro grande autor português.