quinta-feira, outubro 27, 2005


Janet Gaynor and George O'Brien
in Murnau's silent classic "Sunrise" (1927)

NE: Um dos mais belos filmes que vi. Maravilhoso!

quarta-feira, outubro 26, 2005



AMÁLIA

"Na tua voz há tudo o que não há,
há tudo o que se diz e não se diz.
Há os sítios da saudade em tua voz,
o passado, o futuro, o nunca, o já,
há as sílabas da alma, e há um país.
Porque tu, mais que tu, és todos nós.

Na tua voz embarca-se e não mais,
não mais senão o mar e a despedida,
há um rastro de naufrágio em tua voz
onde há navios a sair do cais,
nessa voz por mil vozes repartida.
Porque tu, mais que tu, és todos nós.

Há mar e mágoa, e a sombra de uma nau,
a Gaivota de O'Neil e o rio Tejo,
saudade de saudade em tua voz,
um eco de Camões e o escravo Jau,
amor, ciúme, cinza e vão desejo.
Porque tu, mais que tu, és todos nós."

MANUEL ALEGRE

domingo, outubro 23, 2005



Volare

Ein bisschen Frieden

Puppet on a string

Non ho l'età (per amarti)

Safe Your Kisses For Me

L'oiseau et l'enfant

Hold Me Now

Hallelujah

Vivo cantando

All kinds of everything

A-ba-ni-bi

Waterloo

Zwei kleine Italiener

Piove (Ciao, Ciao Bambina)

Boom bang-a-bang

NE: Ontem foi a gala dos 50 anos de Festival da Eurovisão, escolheram 14 músicas que acharam ser as melhores de sempre, eu preferi estas, são 15.

P.S. Aceitam-se votações. A minha preferência vai para Volare, Non ho l'età e Ein bisschen Frieden. Nicole consegue transformar a rudeza do Alemão em algo muito doce,
bisshen...

sábado, outubro 22, 2005


J. P. Gowi
La caída de Ícaro
Museo del Prado

NE: Mas voou...

quarta-feira, outubro 19, 2005


Vanessa Fernandes
http://galerias.escritacomluz.com/solta

QUANDO FORES VELHA E GRISALHA
"Quando fores velha e grisalha e o sono
Te surpreender à lareira, folheia devagar
Este livro, e sonha com as sombras profundas
Que um dia povoaram o teu doce olhar;

Houve quem amasse a tua graça e amasse
A tua beleza com falso ou sincero amor.
Mas só um homem amou a tua alma peregrina,
E as rugas que invadiam a tua face.

Inclinada junto às brasas incandescentes,
Murmura com mágoa como o amor te abandonou
E em passos largos galgou as montanhas
E escondeu o rosto entre uma miríade de estrelas."

W.B. YEATS

segunda-feira, outubro 17, 2005


The Cholmondeley Ladies, circa 1600-10
Tate Gallery

"According to the inscription, this painting shows ‘Two Ladies of the Cholmondeley Family, Who were born the same day, Married the same day, And brought to Bed [gave birth] the same day’. To mark this dynastic event, they are formally presented in bed, their babies wrapped in scarlet fabric. Identical at a superficial glance, the lace, jewellery and eye colours of the ladies and infants are in fact carefully differentiated."

És uma das minhas almas gémeas, não posso estar bem sem que tu estejas e tenho tanto medo, tanto medo, medo que não te consiga tocar, medo de me ter afastado e te ter deixado só, medo de começar a acreditar que o mundo seja mesmo perverso, medo que penses que podes fazer-me mal, tu que só me fizeste bem...
Parece que ainda ontem estive a falar contigo naquele parque de estacionamento, lembras-te ? Foi a primeira vez que conversámos, foi a primeira vez que me vi em ti; daí, partimos para uma uma sessão de bacalhau frito com batatas às rodelas, regado com muita cerveja e alguns textecos que levei para leres; daí, até ao fundo de nós. Foi maravilhoso o que encontrámos.
Por tudo isto, sabes que também te amo.

domingo, outubro 16, 2005


Anna Lea Merritt (1844-1930)
Love Locked Out, 1889
Tate Gallery

"Cupid, the god of love, is shown here trying to force open the door of a mausoleum. Merrit made the picture in memory of her husband, who died within three months of their marriage. Both Merrit and Cupid face the task of conquering death, which they are bound to fail."

terça-feira, outubro 11, 2005


Arthur Hughes (1832-1915)
April Love, 1855-6
Tate Gallery

"Sou parte de tudo que encontrei."
Alfred Tennyson (1809-1892)

sexta-feira, outubro 07, 2005


Gianlorenzo Bernini
The rape of Proserpina, 1621-22 (Detalhe)
Galleria Borghese, Rome

"Quando te vi amei-te já muito antes.
Tornei a achar-te quando te encontrei.
Nasci pra ti antes de haver o mundo.
Não há cousa feliz ou hora alegre
Que eu tenha tido pela vida fora,
Que o não fôsse porque te previa,
Porque dormias nela tu futuro."

Fernando Pessoa

NE: Uma estátua fabulosa, um poema maravilhoso...

quinta-feira, outubro 06, 2005


Jan van Eyck
The Arnolfini Portrait, 1434
National Gallery, London

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

Clarice Lispector



Bruce Davidson
New York City, 1992. Kissing in the ramble in Central Park.
Magnum Photos